10 Passos a se seguir antes de abrir sua empresa
- Wandrey Vinicius
- 3 de out. de 2015
- 3 min de leitura

Muitos sonham em ser donos do próprio negócio, não ter mais patrão, ou pelo menos já passou pela cabeça da maioria dos brasileiros em abrir o seu próprio empreendimento. Porém, para que esse sonho se torne uma realidade e uma realidade rentável e duradoura, o empreendedor deve ter um objetivo em mente. Saber todo o processo do projeto a ser desenvolvido. Se envolver com as pessoas certas, pois é o recurso mais importante da empresa. É claro, fazer o que realmente gosta, para que quando ocorrer à primeira crise na empresa, o empreendedor não se desmotive e vá atrás de soluções para que não ocorra o desligamento de sua empresa.
Com base nisso, montamos um guia com as dez principais orientações que todo empreendedor de sucesso deve seguir:
1. Faça o que você gosta
Para que o seu negócio seja um empreendimento de sucesso, você deve ter domínio total naquilo que se propôs a fazer. Se você ama o que faz tem muitas chances de se dar bem, pois não terá problemas em enfrentar os problemas que surgirem.
2. Deve ser rentável
Não basta apenas gostar do que faz. Em um mercado cada vez mais competitivo, ter domínio total do empreendimento é fundamental. Assim ganhará posições aquele que for mais rentável em seu planejamento.
3. Escolha do sócio
É comum escolher o sócio baseado no quanto ele possa investir na empresa. Ou até mesmo, escolher alguém próximo (familiares e amigos). Porém, esses não devem ser os quesitos de buscas. Conhecimento, atitude, habilidades diferentes das suas são primordiais nessa escolha. Vocês devem caminhar na mesma direção, buscando o mesmo objetivo.
4. Seja diferente e faça a diferença
Para fazer a diferença o empreendedor deve ser diferente. Busque fazer uma pesquisa de mercado, analise o que o seu publico alvo procura. Seja inovador, não adianta se inserir no mercado pra fazer o que todos já estão fazendo, pois assim será apenas mais um.
5. Plano de negócios
Principalmente no inicio, é essencial possuir um controle da cada investimento que a empresa faz e qual o seu retorno. O Plano de Negócio existe justamente para evitar que empreendedores percam dinheiro e minimizar possíveis riscos.
6. Gastos extras
Na hora de fazer o planejamento de sua empresa não se esqueça de alguns detalhes, como trocar a fechadura das portas do comércio e checar se o banheiro é frequentável e está dentro da legislação da saúde pública, em número suficiente; se as vitrines são seguras; se a rede elétrica está devidamente dimensionada. São essas e outras prevenções podem passar despercebidas e podendo assim ter altas despesas inesperadas.
7. Contratação de funcionários
Essa é uma das partes principais, afinal, sua equipe é responsável pelo sucesso ou fracasso do seu negócio. Contrate pessoas competentes, comprometidas e que acrescentem à sua empresa. Faça treinamentos regularmente. Valorize seus colaboradores.
8. Capital de giro
Antes de abrir seu próprio negócio, possua uma reserva mínima para gastos que possam ocorrer. Faça as contas do seu capital de giro. Se não possuir uma reserva, busque outras fontes como arrendamento, termo de comodato, empréstimo com amigos ou parentes. Evitando assim as financiadoras e sua alta taxa de juros.
9. Procure um contador
Você vai precisar de um contador competente para abrir a sua empresa. Ele te dará todo o suporte, assessoramento e consultoria em gestão no seu dia a dia. O contador irá estudar e decidir qual o melhor formato jurídico, licenças e autorizações que se precisa obter, regime de tributação para o seu negócio. O contador irá te auxiliar nas questões burocráticas, mas também nas tomadas de decisão.
10. Confiança e atitude
O empreendedor deve ter confiança em si mesmo para que possa ter atitudes que tragam resultados para o seu negócio. Fortaleça o seu conhecimento com bases em informações do seu negócio. Obstáculos aparecem, porém seja firme e confiante no seu objetivo, para assim, alcançar o tão sonhado sucesso.

























Comentários